22 de mai. de 2022

Reino Unido – vigário negro impedido de ser padre por dizer que a Grã-Bretanha não é racista

Vigário Calvin Robertson



DM, 21/05/2022 



Por Mark Hookham 



Um  vigário postulante negro foi impedido de se tornar um padre da Igreja da Inglaterra depois que um bispo branco expressou preocupações sobre sua crença de que a Grã-Bretanha não era institucionalmente racista.

Na última tempestade que atingiu a Igreja, Calvin Robinson, apresentador de TV e comentarista político, acusou figuras importantes na noite passada de torpedear sua ordenação planejada por causa de suas opiniões conservadoras e anti-woke. 

E-mails internos obtidos pelo The Mail no domingo revelam que o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, pediu para mostrar exemplos dos tweets de Robinson em meio ao crescente alarme dentro da Igreja sobre suas críticas aos 'vigários liberais' e à política racial da Igreja.

Em um deles, o reverendo Rob Wickham, bispo de Edmonton, expressou seus medos aos líderes da igreja depois que Robinson insistiu que a Grã-Bretanha não estava dilacerada pelo racismo. "Os comentários de Calvin me preocupam em negar o racismo institucional neste país", escreveu ele.

O Sr. Robinson também afirmou que a "Bispa" de Londres, o Rev. Sarah Mullally, deu-lhe uma palestra sobre racismo na igreja, insistindo que "como uma mulher branca, posso dizer-lhe que a Igreja é institucionalmente racista". 

Robinson, um ex-professor que treinou por dois anos para se tornar um membro ordenado do clero, foi informado de que os planos para ele servir como diácono em uma paróquia em Londres foram cancelados.

Na noite passada, ele descreveu a decisão como “de destruir a alma” e alegou que o que se seguiu foi uma “campanha coordenada” contra ele pelo bispo de Edmonton sobre seus pontos de vista, inclusive sobre se a Grã-Bretanha e a Igreja eram institucionalmente racistas. "Essas pessoas estão alegando que são institucionalmente racistas, mas estão desconsiderando a opinião de uma minoria étnica porque não se encaixa em sua narrativa", disse ele.

Em comentários destinados a abalar a hierarquia da Igreja, ele questionou se o arcebispo de Canterbury, que alegou que a Igreja é "profundamente institucionalmente racista", teve participação no bloqueio de sua ordenação.

Eu adoraria saber o quão grande foi o papel do arcebispo nisso, porque ele certamente fez parte da conversa. Ele é o chefe e o fato de terem ido em frente e me cancelado sugere que ele estava feliz com isso."

A controvérsia vem depois que o arcebispo foi criticado por usar seu sermão do Dia de Páscoa para atacar os planos do governo de enviar migrantes para Ruanda como ímpios.

A Igreja disse ontem à noite que havia apenas alguns cargos no clero em Londres e 'nenhuma opção adequada' disponível em Londres para o Sr. em outubro de 2020.

Os e-mails revelam que, mesmo antes de iniciar seus estudos, os comentários públicos de Robinson estavam sendo examinados pelos líderes da igreja. Ele afirmou no Good Morning Britain da ITV em setembro de 2020 que o movimento Black Lives Matter estava alimentando tensões raciais, acrescentando: “Há elementos de racismo neste país que precisamos eliminar, mas enquanto vemos tudo como racista, estamos meio que minando as questões raciais que precisamos abordar."'

Naquele dia, o Bispo de Edmonton enviou um e-mail ao Bispo de Londres, Rev. Sarah Mullally, e um assessor de relações públicas da Diocese de Londres para registrar 'preocupação' com a negação do Sr. Robinson ao racismo institucional na Grã-Bretanha. "Calvin Robinson não é apenas um comentarista político, mas também um ordinando e ex-professor nesta área", acrescentou. Apesar da visão da Igreja sobre o racismo, a Comissão de Disparidades Raciais e Étnicas concluiu em março de 2021 que a Grã-Bretanha não tinha um problema de Racismo Sistêmico. Em novembro de 2021, os líderes seniores da Igreja receberam uma queixa depois que Robinson compartilhou nas mídias sociais uma investigação do Daily Mail que expôs como a Igreja deu conselhos oficiais de que o batismo poderia ajudar os requerentes de asilo que perderam o direito a permanecer na Grã-Bretanha.

Resumo da notícia:

Seguiu-se a notícia de que o homem-bomba Enzo Almeni, que detonou um dispositivo em um hospital em Liverpool no ano passado, foi batizado lá como cristão em 2015. Ser cúmplice no recente ataque terrorista', acrescentando: 'Sem falar no abuso do Santíssimo Sacramento do Batismo'.

O bispo Wickham criticou os comentários "altamente irresponsáveis" em um e-mail para Emma Ineson, bispo assistente dos arcebispos de Canterbury e York, e disse que eles permaneceram online depois que 27 imigrantes morreram no Canal da Mancha. "Estes são exemplos claros de por que, na minha opinião, sua ordenação deve ser examinada com muito cuidado", escreveu ele. O feed do Twitter de Calvin está aqui. Vale a pena rolar para baixo.' Ele revelou que o arcebispo de Canterbury "pediu exemplos dos tweets de Calvin Robinson" e destacou que Robinson também criticou as descobertas da força-tarefa anti-racismo da Igreja, que recomendou cotas para aumentar o número de clérigos seniores negros e de minorias étnicas. O bispo Ineson disse que mostraria a informação ao arcebispo Welby. 

Robinson deveria ser ordenado diácono com um papel de meio período como curador assistente na Igreja de St Alban em Holborn, no centro de Londres. Mas em fevereiro, o bispo de Fulham, o Rev. Jonathan Baker, disse a ele que o papel era 'provavelmente problemático, e não levaria a uma formação frutífera ou feliz para você em seus primeiros anos no ministério ordenado'. Robinson se ofereceu para reduzir seu trabalho na mídia, mas foi informado de que ainda não seria capaz de assumir o papel proposto porque 'aquele momento havia passado'.

Em uma reunião com Robinson neste mês, o bispo Mullally insistiu que a decisão não era sobre suas opiniões políticas, mas porque sua "presença' nas mídias sociais e na TV 'é muitas vezes divisiva e traz desunião".

O deputado conservador Tom Hunt apoiou Robinson na noite passada, dizendo: "A mensagem que a Igreja parece confortável em enviar é que não há problema em propagar algumas visões políticas, mas não outras. Infelizmente, as congregações da Igreja da Inglaterra continuarão a diminuir à medida que milhões de cristãos estão alienados por seu comportamento".

Robinson anunciou ontem à noite que estava deixando a Igreja da Inglaterra e se juntando à conservadora Conferência Global Anglicana do Futuro.

O arcebispo de Canterbury e os bispos de Edmonton e Londres se recusaram a comentar. A Diocese de Londres disse: "Temos um número limitado de curadores disponíveis. Neste caso, considera-se que não há opção adequada disponível que Londres possa oferecer. Continuamos conversando com Calvin, estamos dispostos a trabalhar com ele para discernir o caminho certo a seguir e o mantemos em nossas orações.".


Por que o clero branco de classe média acha tão difícil aceitar que eu não vejo o racismo à espreita em todos os cantos?


POR CALVIN ROBINSON


Sentada em um escritório ornamentado no Old Deanery – uma mansão do século 17 em frente à Catedral de São Paulo – o bispo de Londres colocou a mão no meu braço e disse baixinho algo que me deixou atônito.

'Calvin, como uma mulher branca, posso lhe dizer que a Igreja É institucionalmente racista', disse-me a Rev.ª Sarah Mullally.

Estávamos discutindo a política racial da Igreja, à qual eu vinha me opondo vocalmente há algum tempo. O bispo não conseguia entender que, como homem negro, eu simplesmente não compartilhava dela – e da hierarquia da Igreja – a visão sobre essa questão controversa.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, proclamou que a Igreja da Inglaterra é 'profundamente institucionalmente racista' e pediu uma ação 'radical e decisiva'. No ano passado, uma Força-Tarefa Anti-Racismo recomendou o uso de cotas para aumentar o número de clérigos seniores negros e de minorias étnicas, introduzindo 'oficiais de justiça racial' assalariados em todas as 42 dioceses e lançando o 'domingo de justiça racial' uma vez por ano.

Eu discordei fundamentalmente dessa abordagem, que é baseada em uma fé na Teoria Racial Crítica de Esquerda, em vez dos ensinamentos de Cristo. Acredito que isso sim seja divisivo e ofensivo.

Eu experimentei muito racismo na minha vida, mas sempre foi uma minoria de indivíduos mal-intencionados. Não acho que a afirmação de que a Igreja ou a sociedade em geral seja institucionalmente racista tenha sido apoiada por evidências robustas.

A condescendência silenciosa do bispo de Londres durante nossa reunião me fez perceber que qualquer discordância da visão arraigada da Igreja, que para mim parece nada mais do que um sinal de virtude, não é bem-vinda. A Igreja afirma que quer ouvir as perspectivas das minorias – bem, eu sou uma delas, mas não parece querer ouvir a minha opinião porque também é conservadora.

Nos últimos dois anos tenho treinado para a ordenação na Casa de Santo Estêvão na Universidade de Oxford. Eu deveria começar um pároco em uma linda paróquia em Holborn, no centro de Londres, e dentro de um ano esperava ser ordenado sacerdote.

Leva muito tempo para reconhecer um chamado de Deus para servir como sacerdote, e é uma vocação que muitas vezes envolve o sacrifício de deixar para trás uma carreira de sucesso. Abandonei minha carreira como diretor assistente e consultor do Departamento de Educação para me dedicar aos estudos teológicos.

Meu papel em Holborn era ser servente de meio período, o que os bispos chamavam de bi-vocacional – permitindo-me equilibrar meu trabalho para a paróquia com meu papel na mídia. O arranjo foi concebido como um reconhecimento de que vejo meu trabalho de mídia, que atinge um grande público, como parte de meu chamado e futuro ministério.

Fiquei, portanto, chocado ao saber que a Igreja não poderia mais me oferecer o cargo.

Durante uma chamada do Zoom (aplicativo de vídeo-conferência), o Bispo de Fulham, o Rev. Jonathan Baker, disse-me que houve “muito burburinho” sobre algumas das opiniões que expressei online e na TV. Não era segredo que figuras importantes da Igreja não gostavam de mim. Afinal, sou um tradicionalista – o que significa que não acredito na ordenação de mulheres – e nunca tive medo de expressar minhas críticas ao afastamento da Igreja do que eu e muitos de seus paroquianos consideramos seus valores centrais.

Eu não esperava que todos concordassem comigo, mas o que eu esperava era o direito de expressar minhas próprias opiniões. Sempre me ensinaram que a Igreja da Inglaterra era uma igreja ampla.

Mais tarde, descobri que os líderes da Igreja em Londres pareciam ter dúvidas profundas sobre minha ordenação desde o início do meu treinamento – apesar de gastar mais de 20.000 libras do dinheiro dos paroquianos para me enviar para estudar teologia em Oxford.

E-mails que obtive por meio de regras de proteção de dados revelaram que bispos no topo da Igreja estavam examinando de perto meus comentários públicos.

Sua agenda política é, eu acho, o que você chamaria de libertário – política anti-woke, anti-identitária, cética ao Covid”, escreveu o bispo de Fulham em um e-mail. "Seus tweets o colocam em apuros às vezes e houve reclamações ao bispo de Londres de que ele não deveria ser ordenado."

Um e-mail em particular se destacou. Foi escrito pelo Bispo de Edmonton, Rev. Rob Wickham, para o Bispo de Londres e um dos assessores de relações públicas da Igreja. “Os comentários de Calvin me preocupam por negar o racismo institucional neste país”, escreveu o bispo.

Mas por que esse clérigo branco de classe média estava tão preocupado com minha visão perfeitamente legítima de que a Grã-Bretanha não está dividida com o racismo sistêmico?

Talvez ele não considerasse minha opinião válida e sua real preocupação era que eu não aderisse à agenda liberal da Igreja.

Foi uma confirmação para mim de que a Igreja, como nosso serviço civil e universidades, está sob o controle de pessoas com a mesma mentalidade de esquerda woke.

Se a Igreja é institucionalmente racista, como o arcebispo de Canterbury insiste, então por que ele e outras figuras importantes, incluindo Stephen Cottrell, o arcebispo de York, e Sarah Mullally, a "bispa" de Londres, não renunciaram? Afinal, todos eles são bispos há anos, o que sugere que eles não conseguiram resolver o problema.

E não são apenas questões de raça e gênero. Parece que a Igreja vai afirmar qualquer visão secular progressista liberal, mas reprimir as visões conservadoras, sejam políticas ou teológicas.

Se você defende os valores da família, a santidade do casamento, toda a vida humana sendo sagrada, ou o fato de que Deus nos fez homem e mulher, você enfrentará o opróbrio.

Algo deu errado. A Igreja estabelecida está entrando em apostasia, e as massas fiéis nas congregações e o clero trabalhador merecem algo melhor.

Desde que minha ordenação foi bloqueada, fui contatado por clérigos e leigos de todo o país que têm compartilhado suas histórias de como foram silenciados pela Igreja por manter opiniões conservadoras.

Talvez não seja surpresa que a Igreja esteja em declínio lento e constante por décadas. A frequência média nos cultos de domingo em todo o país caiu de 740.000 em 2016 para 690.000 em 2019.

Depois de ficar cada vez mais desiludido, recentemente decidi deixar a Igreja da Inglaterra e ingressar em uma instituição mais ortodoxa, a Global Anglican Future Conference (GAFCON). Afastar-se da Igreja da Inglaterra foi de partir o coração.

As pessoas muitas vezes me perguntavam por que, se eu estava tão preocupado com sua direção, também estava tão determinado a receber ordens sagradas na Igreja da Inglaterra. Foi porque, para mim, a Igreja é o corpo de Cristo e, talvez ingenuamente, pensei que poderia ajudar a colocar as coisas de volta nos trilhos a partir de dentro.

Mas, infelizmente, foi provado que eu estava errado. Confortável em sua visão de mundo liberal, a Igreja da Inglaterra não está completamente disposta a mudar.

Artigos recomendados: Igreja da Inglaterra e Grã-Bretanha


Fonte:https://www.dailymail.co.uk/news/article-10840691/Black-priest-Calvin-Robertson-said-Britain-NOT-racist-country-BLOCKED-priest.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...