3 de abr de 2019

Rússia Today e o BANDES transferem fundos para o Thought Institute do comunista foragido Rafael Correa




ELU, 02 de abril de 2019 




Transferências recebidas pelo Instituto de Pensamento Político e Econômico Eloy Alfro (IPPE), cujo presidente é Rafael Correa Delgado por meio do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela (BANDES) e pela rede de televisão estatal Rússia Today (RT) que estão sendo investigadas. 

O Ministério Público indeferiu, em poucas horas, a denúncia do governo, que considera que os fundos públicos venezuelanos são usados para desestabilizar o governo equatoriano. 

O IPPE foi criado para divulgar pesquisas sobre a realidade nacional e internacional. O Ministério das Relações Exteriores aprovou a criação do Instituto em agosto de 2017. Que por sua vez obteve registro no SRI no mês seguinte. 


Em agosto de 2018, ele recebeu em sua conta no BancoDesarrollo o dinheiro da BANDES no valor de US $ 281 mil. Desse montante, US $ 84.000 foram enviados para Correa para a Bélgica, onde ele  mora, e US $ 11.400 para uma conta no Equador. Outros montantes foram para os ex-ministros das finanças e outros ex-funcionários. 

O BANDES, fundado em 2001, foi a ponta de lança do governo do falecido ditador Hugo Chávez para levar o desenvolvimento da ideologia bolivariana para dentro e fora da Venezuela. O BANDES  fez uma doação para a recém-inaugurada Televisão Pública do Equador. Em 2012, entregou US $ 1,3 milhão para projetos de cooperativas de pesca. 

Correa foi em maio de 2018 em Caracas para defender o triunfo de Nicolás Maduro: “Acho que ninguém pode questionar as eleições venezuelanas”. Ele também deu uma entrevista exclusiva para a TeleSur

Seus ex-ministros Patrício Rivera e Fausto Herrera o seguiram mais tarde como parte de uma discussão como parte de uma comissão consultiva que deveria “marcar o novo começo para a prosperidade na Venezuela”, Rivera e Herrera responderam aos pedidos deste Diário para explicar se os pagamentos ao IPPE estavam relacionados a essa comissão. 

O instituto recebeu US $ 103 mil da agência Novosti, que administra o canal Russia Today, onde o ex-presidente tem seu programa “Conversando com Correa”, cujos vídeos estão na conta do IPPE no Facebook. 

A Fundação tem outra conta no Banco del Pacífico, onde doações foram depositadas, desde o final de 2018, para pagar observadores internacionais que viram a Quito para observar o processo de sequestro de Fernando Balda

Vários dias atrás, o IPPE, que não tem uma página na web, enviou uma declaração dizendo que é uma instituição privada que “não intervém em atividades político-partidárias.. (e) suas ações estão amparadas pela lei”. Ele fez isso a partir do perfil no Twitter info@ippe.la, com um domínio (.la) que corresponde à República Democrática Popular do Laos (Laos, Ásia). Este Diário solicitou uma entrevista, mas não teve resposta. 

A única pessoa que falou devida e legalmente foi Ernesto Carrera. Ele assegurou que os gerentes responderiam à mídia. Ele não quis indicar por que eles não trabalharam mais com esse perfil que aparece no SRI. “Eu não tenho autorização”, disse ele. 

Em 2017, o IPPE foi registrado com autoridades que duraram três anos: Rafael Correa, presidente e Pabel Muñoz, diretor executivo. Um conselheiro disso disse que Maria Soledad Barrera o substituiu nessa posição. 

O diretório do IPPE é composto por Gabriela Rivadeneira, Guillaume Long, Carol Murillo, o Andrés Aráuz e Nicolás Reyes. Este último é o Secretário do Conselho para a Igualdade Intergeracional e não respondeu a este Diário. Na Chancelaria, eles confirmaram que Reyes enviou uma notificação na semana passada, mas que Pabel Muñoz não recebeu nada. 

Artigos recomendados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...