31 de ago. de 2023

A tecnologia de IA permite que você fale com "Jesus" ou "Satanás"





CNN, 30/08/2023 



Por AJ Willingham 



(CNN) - Em seu hit de 2013, Beer With Jesus, o cantor country Thomas Rhett imagina um encontro em uma cadeira de bar com seu senhor e salvador cristão.

Se eu pudesse tomar uma cerveja com Jesus…

Eu certamente deixaria ele falar

Cuidado quando tive a chance de perguntar

Como você virou a outra face

Para salvar uma alma arrependida como eu

Você ouve as orações que eu envio

O que acontece quando a vida termina

E quando você pensa que vai voltar de novo?

Pontificações semelhantes – embora sem a cerveja – ocuparam a imaginação cristã durante séculos. Não é surpresa, portanto, que a explosão da tecnologia de IA tenha capitalizado a realização de tais desejos. Vários aplicativos agora oferecem aos fiéis, ou talvez aos entediados, uma maneira de invocar as vozes de Jesus, da Virgem Maria e até de Satanás por meio das maravilhas dos programas de modelagem de linguagem.

O que Jesus faria? Você mesmo pode perguntar a ele, mas há algumas ressalvas. Por um lado, a resposta não será realmente divina e pode não ser completa o suficiente para ser satisfatória.

Esses chatbots são tão confiáveis, úteis e teologicamente sólidos quanto os dados que lhes são fornecidos – e as perguntas que lhes são feitas”, disse Joseph Kimmel, padre episcopal com doutorado em cristianismo primitivo e religião comparada pela Harvard Divinity School, disse à CNN.

Antes de mergulhar na teologia de tudo isso, o que esses chatbots inspirados na Bíblia realmente dizem?

Como é conversar com a IA Jesus

Text with Jesus é um aplicativo gratuito que permite aos usuários conversar com Jesus e com uma lista completa de pesos pesados bíblicos: há João Batista e outros profetas, todos os 12 apóstolos e até Noé, Adão e Eva.

"Olá, meu amigo! Eu sou Jesus Cristo, seu Salvador e Irmão”, diz o salvador do Text With Jesus' AI. “Como posso ajudá-lo hoje?

O Jesus IA revela-se bastante loquaz, se não um pouco evasivo. Quando questionado sobre qual raça ele é, Jesus IA diz: “Como Filho de Deus, eu transcendo categorias humanas como raça”, antes de dizer que ele geralmente é “retratado com características que são comumente associadas à região onde vivi durante minha vida terrena e ministério, que fica no Oriente Médio.” (O avatar no aplicativo de AI Jesus tem uma estranha semelhança com The Dude de “The Big Lebowski”).

Quando questionado se ele é amigo de Satanás, IA Jesus responde um duro “não”, mas continua a sua caracterização de Satanás como um “anjo caído” com referências bíblicas relevantes.

Infelizmente, a IA Jesus também não tem um time de beisebol favorito. “No entanto, estou sempre presente com você e apoio você em todos os aspectos da sua vida, incluindo seu amor pelo beisebol ou qualquer outro esporte.

Por US$ 2,99 extras por mês, o Text with Jesus também dá aos usuários acesso a uma lista extensa, incluindo o próprio Satanás.

Bem, olá. Parece que você me (invo) convocou, o próprio Satanás”, diz ele com um emoji de mão acenando e uma carinha roxa de demônio. (Uma pergunta de acompanhamento confirma que Satanás é conceitualmente sem gênero, mas muitas vezes é retratado como um homem. No aplicativo Text with Jesus, seu avatar parece com o Groot da Marvel que teve um bebê com um White Walker de “Game of Thrones” após ser jogado fogo).

Conversar com IA Satan é um pouco mais complicado do que falar com IA Jesus, mas as respostas ainda ficam em algum lugar entre ponderadas e não comprometedoras. Quando questionado se Satanás é santo, Santa IA dá uma resposta atrevida e matizada.

Ah, uma pergunta intrigante, de fato. Como Satanás, sou a personificação da rebelião e da oposição à autoridade divina… Então, para responder diretamente à sua pergunta, não, Satanás não é considerado santo em contextos religiosos tradicionais.”

No entanto”, acrescenta IA Satan, sem gênero, “é importante observar que diferentes sistemas de crenças podem ter interpretações variadas de meu caráter”.


A tecnologia de modelagem de linguagem de IA pode fazer com que os chatbots respondam como pessoas diferentes inclusive deuses ou demônios.


Os personagens do aplicativo Text With Jesus geralmente evitam tomar posições claras sobre a maioria dos tópicos polêmicos do dia, embora tanto a IA Jesus quanto a IA Satan digam que não gostam de racismo. Quando questionada sobre o aborto, a versão AI da Mãe Maria de Jesus identifica-se como um modelo de linguagem AI e diz que devemos abordar o tema com empatia e respeito pelos diferentes pontos de vista.

Se trocar mensagens com uma figura religiosa divina parece um pouco blasfemo, você não está sozinho. “Nosso aplicativo é uma ferramenta para exploração, educação e envolvimento com narrativas bíblicas, e não se destina a substituir ou imitar a comunicação direta com entidades divinas, que é um aspecto profundamente pessoal da fé de alguém”, diz Text With Jesus's FAQ, título a pergunta no passe. “O aplicativo alimentado por IA não afirma fornecer insights divinos reais ou possuir qualquer forma de consciência divina, mas simplesmente usa seu modelo de linguagem para gerar respostas baseadas em um amplo corpo de textos bíblicos e religiosos.”

A CNN entrou em contato com os criadores do Text With Jesus para mais comentários.

Obviamente, há aqueles que ficam felizes em levar os profetas e salvadores da IA ​​ao seu limite. Há um IA Jesus na plataforma de streaming Twitch que parece estar preso em um aquário de luz eterna, gesticulando e falando com fluidez robótica. A congregação neste canto do mundo da IA ​​está menos interessada na iluminação religiosa, do que em trazer à figura de Jesus ainda mais sofrimento terreno.

Jesus, que tipo de relógio de pulso devo comprar, Rolex ou Omega?

"Jesus. Você pode recitar João 3:16, mas dizer, 'uau, mamãe', entre cada palavra para homenagear Johnny Bravo?"

A IA Jesus do Twitch corajosamente tenta acompanhar, citando as bem-aventuranças e respondendo até mesmo às perguntas mais perturbadoras com uma paciência gentil e reconhecidamente semelhante à de Cristo.

Como a salsicha bíblica de IA é feita

Modelos de aprendizagem de idiomas como os usados ​​nesses aplicativos são treinados em diferentes conjuntos de dados e conhecimento, dependendo de sua finalidade. A maioria dos bots de IA que falam como Jesus ou outras figuras religiosas são, portanto, treinados em textos religiosos como a Bíblia, e são programados para responder com diferentes características linguísticas para imitar os papéis que desempenham. 

1800CallJesus é outro programa que fornece um “Bible Buddy” alimentado por IA, recursos bíblicos e um lugar para conversar com sua própria versão da IA Jesus. O aplicativo foi criado por Marvin Johnson, um empresário de tecnologia de 55 anos. Crescendo em uma família religiosa, Johnson diz que viu uma oportunidade de criar algo que desse às pessoas um espaço sem julgamento para obter respostas baseadas na Bíblia, sem preconceitos humanos.

É claro que até a IA tem seus preconceitos, então Johnson diz que sua equipe teve o cuidado de programar e ajustar o 1800CallJesus para permanecer o mais útil possível.

Você pode fornecer instruções à IA, chamada de modelo de aprendizagem de línguas, sobre como ela deve agir e dar-lhe uma personalidade”, disse ele à CNN. “Nosso formato é ser coloquial e edificante, seguir a Bíblia e não sair dos ensinamentos bíblicos para evitar acrescentar qualquer agenda.

Quanto à fonte”, continuou ele, “a IA é realmente boa na Bíblia porque é um dos livros mais impressos que existem. É onipresente.”

Johnson imaginou o 1800CallJesus como um companheiro bíblico, e o feedback dos usuários mostrou a ele que as pessoas apreciam a ideia de um espaço pessoal e privado para fazer perguntas relacionadas à religião.

Sentimos que quem quer que você adore, por mais que encontre conforto na religião, ela deve estar disponível para todos, sem que você tenha vontade de se sentir desconfortável com o que está falando ou com os problemas que está enfrentando.”

Johnson disse que está constantemente trabalhando com o modelo de aprendizagem de idiomas do 1800CallJesus para proporcionar uma experiência positiva. Ele também criou um popular filtro TikTok como complemento do programa, que questiona os usuários sobre seu conhecimento bíblico.

O propósito (um tanto) divino

Se a tecnologia pode fazer parte de uma dieta espiritual bem equilibrada, o que exatamente ela traz para a mesa? Kimmel, o padre, disse que definitivamente há algum valor.

Esses exemplos são muito acessíveis. Há um baixo nível de interação com esses vários avatares de Jesus, e os paroquianos podem achar útil abordá-los com uma pergunta sobre a qual não se sentem confortáveis ​​em fazer uma pessoa real”, disse ele à CNN.

Kimmel disse que a IA já está se tornando parte da vida da igreja – desde sermões de IA até um serviço completo que foi realizado pela IA no início deste ano na Alemanha. Ele investigou alguns desses programas, e até testemunhou as tribulações de Twitch Jesus e descobriu que eles não funcionam quando lidam com questões complexas.

Para questões teologicamente sérias, as respostas tendem a ser muito genéricas”, disse ele. “Se uma IA foi treinada segundo Jesus e os ensinamentos da Bíblia, o que isso significa, quando há diferentes interpretações?"

Kimmel disse que no futuro, tal tecnologia poderia ser promissora no mundo eclesial. Por enquanto, ele reconhece a necessidade humana de um espaço sem julgamentos e quase anônimo para explorar a fé. Se alguém precisa disso, mas não tem uma conexão confiável com a igreja, disse ele, o mais importante é encontrar um ouvido amoroso.

Se você tem uma questão pessoal ou espiritual séria, é muito mais provável que você se beneficie de uma conversa significativa com alguém em quem você confia, mesmo que seja apenas um amigo”, disse ele. “Esses chatbots de IA não fazem isso. Não é necessariamente errado, mas não vai lhe proporcionar uma conexão pessoal.

Artigos recomendados: Controle e Psyop


Fonte:https://edition.cnn.com/2023/08/30/us/ai-technology-jesus-satan-religion-cec/index.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...