11 de fev. de 2023

David Guetta usou IA para fazer deepfake vocal do Eminem em sua música promocional

 



CS, 08/02/2023 



"Deixe-me apresentá-lo a... Emin-AI-em"

Talvez incapaz de conseguir uma colaboração adequada com Eminem por conta própria, David Guetta resolveu o problema com as próprias mãos com a ajuda da IA. Em um show recente, o DJ/produtor superstar mostrou exatamente o que a tecnologia pode fazer ao tocar um trecho de uma nova música com vocais deepfake soando estranhamente como o rapper de Detroit.


Deixe-me apresentar a você… Emin-AI-em”, Guetta escreveu em um tuíte compartilhando um clipe do show. A introdução da faixa inédita apresenta uma voz que soa notavelmente semelhante à de Eminem. “Este é o futuro som da rave”, diz. “Estou ficando incrível e underground.” A semelhança com a voz real de Em é incrível.

Guetta detalhou como ele conseguiu fazer um deepfake de Eminem no restante do vídeo. “Eminem, mano! Isso é uma coisa que eu fiz na brincadeira e deu tão certo que eu nem acreditei”, disse. “Eu descobri esses sites sobre IA – basicamente, você pode escrever letras no estilo de qualquer artista que você goste. Então digitei 'escreva um verso no estilo do Eminem sobre uma futura rave'. E fui a outro site de IA que pode recriar a voz. Eu coloquei o texto nele e toquei o disco e as pessoas enlouqueceram.

Como isenção de responsabilidade, Guetta enfatizou que “não está lançando comercialmente, obviamente”, mas isso não o isenta da implicação ética de falsificar a voz de outro artista. Qualquer um na platéia naquela noite poderia facilmente ter sido enganado pensando que Guetta realmente fez uma música com Eminem, e está bem claro que Em não tinha ideia de que isso estava acontecendo.

Guetta não é exatamente conhecido por pensar bem nas coisas. Em junho de 2020, ele remixou o discurso “I Have a Dream” de Martin Luther King Jr. como uma faixa house em homenagem a George Floyd."

Graças à proliferação do ChatGPT, a IA tornou-se mais acessível do que nunca. No entanto, nem Jerry Seinfeld nem Nick Cave ficaram impressionados com as tentativas geradas pela IA de imitar seu trabalho.

No ano passado, a Capitol Records caiu em desgraçada com seu projeto FN Meka, um rapper virtual que soltou a palavra N em letras geradas por IA.

Artigos recomendados: IA e DPF


Fonte:https://consequence.net/2023/02/david-guetta-eminem-ai-deepfake-vocals/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...