30 de abr. de 2016

Escócia: sauditas cortam o financiamento para ex-muçulmanos depois que eles se recusaram a ajudar na criação duma mesquita

Wahhabismo não quer que as pessoas pensem por si mesmas. A Arábia Saudita não quer que as pessoas pensem por si mesmas. Eles são contra as mulheres, e contra os gays, a quem dizem que vão matar. A Arábia Saudita quer espalhar isso para o mundo todo. Eu não posso fazer parte disso.” Isto levanta sérias implicações aos estudantes sauditas no Ocidente, mas as autoridades ocidentais não vão, é claro, considerá-las. 



A família árabe deixada destituída depois de terem o financiamento de suas universidades cortadas sendo culpados de recusar a cooperar na criação duma mesquita. 


The National, 28 de abril de 2016 (graças a Thomas e Jihad Watch Por Robert Spencer






Uma família carente pediu asilo político na Escócia e disseram ontem os seus medos de serem enviados de volta a Arábia Saudita por causa duma mesquita. 

Haifa Alshamrani veio para o Reino Unido para estudar medicina, mas seu visto foi revogado quando as autoridades sauditas cortaram o financiamento da sua taxa de matrícula da Universidade de Glasgow. A jovem de 29 anos viajou para a Escócia com o marido Abdullah Amri e suas crianças, Mohamed de dez anos, e Gadah, de sete, e choraram ontem ao lembrar que ela teve que vender o seu anel de casamento e joias para pagar as contas. 

Alshamrani, que visava se especializar em medicina regenerativa, afirma que a decisão está ligada à recusa de Amri para participar dos esforços para criar uma mesquita Wahhabi em Preston, Lancashire, em nome das autoridades sauditas. 

Amri é um agnóstico e Alshamrani renunciou à sua fé há vários anos, e o casal disse que não poderiam estar relacionados ou envolvidos em atividades relacionadas à forma como o Islã é comumente praticado em seu país de origem. 

No entanto, eles afirmam terem sofrido ameaças e intimidações e foram convidados a retornar para a Arábia Saudita, mas temem a perseguição se o fizerem. 

Incapazes de trabalhar ou estudar conforme eles esperam os seus pedidos de asilo que está sendo processado, suas contas bancárias sauditas foram congeladas e eles têm vendido os seus bens para pagar o aluguel.  Agora eles estão esperando para apresentarem o seu caso às autoridades de imigração, e ontem Alshamrani disse ao The National: “Eu nunca sonhei que estaria nessa situação em minha vida”. 

Amri perdeu o seu emprego de professor de matemática na Arábia Saudita em 2012 por não praticar o Islã em público e os dois chegaram a Londres no ano seguinte enquanto Alshamrani tentava prosseguir com sua ambição médica. 

Posteriormente, ela ganhou uma vaga na Universidade de Glasgow, patrocinado pela Arábia, mas recebeu um e-mail da instituição em novembro de 2015 informando-a de que o seu financiamento tinha sido cortado. O apelo a embaixada saudita falhou e, quando ela ligou para casa para consultá-los para saber por que não podia acessar os seus fundos em sua conta bancária, lhe foi dito para voltar para discutir o assunto. 

Alshamrani teme que este seja um esforço para atraí-los de volta para responder pela recusa de Amri a cooperar na mesquita. Ela cita casos recentes repercussão no reino do Golfo, incluindo dum blogger Raif Badawi, que foi condenado a dez anos de prisão e 1.000 chibatadas por seus escritos críticos ao Islã, e Ali Al Nimr, que tinha apenas 17 anos quando foi preso após protestos antigoverno em 2012 e está atualmente aguardando a execução. 


Alshamrani disse: “Porque meu marido não iria ajudar, ele é um infiel.

Ele trabalhava com a associação de Estudantes da Arábia e da Embaixada da Arábia que colocava dinheiro em sua conta bancária em parcelas para comprar uma igreja e convertê-la em uma mesquita. Ele disse que não faria isso e tentou devolver o dinheiro. As pessoas vieram para nos ameaças gritando em nossa porta. Nós não falamos com nossos familiares em casa por sua própria segurança. Eu não quero colocá-los em risco. Não é seguro para nós voltar.”. 

Ela continuou

“Eu quero ser uma estudante. Quando eu digo que eu sou uma requerente de asilo a atitude das pessoas muda automaticamente. Eu não vim aqui para receber os benefícios, eu vim aqui para obter qualificações”. 

As autoridades sauditas financiam cerca de 125.000 estudantes internacionais, fornecendo também um subsídio mensal para os alunos. 

Apesar de estarem desesperados com o seu caso de asilo ainda em andamento, o medo da família de não ser capaz de permanecer em seu cortiço eles planejam ser colocados em um alojamento arranjado pelo Estado britânico. 

Um crowfunder buscava € 850 para a família e acabou gerando € 1.255, conforme uma doadora, uma menina de 17 anos de idade da Austrália chamada Ruby, que enviava os seus salários e brinquedos para as crianças. 

Alshamrani disse:

“Quando eu vendi o meu anel de casamento, que tem os nossos nomes gravados dentro deles, o homem me perguntou por que eu queria fazê-lo quando eu só iria receber € 60. Porém você precisa de ID para vender joias e por causa deles terem tomado os nossos passaportes, a única forma que eu tinha de explicar era que era uma requerente de asilo. Tudo o que eu podia dizer era ‘você sabe por que”. 

Amri, de 36 anos, disse

“Quando eu era criança, a BBC Árabe era a única estação de rádio que falava sobre democracia e liberdade. Eu vivia em uma família muito religiosa e rigorosa onde tudo era proibido, mas eu comprei um rádio e eu gostava de escondê-lo debaixo do meu travesseiro e ouvir à noite. O Reino Unido foi o meu sonho. Wahhabismo não quer que as pessoas pensem por si mesmas. A Arábia Saudita não quer que as pessoas pensem por si mesmas. Eles são contra as mulheres, e contra os gays, a quem dizem que vão matar. A Arábia Saudita quer espalhar isso para o mundo todo. Eu não posso fazer parte disso.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...