8 de jun de 2018

Bálcãs – A Macedônia poderia se tornar um “satélite da Rússia”? União Eurasiana




B92, 08 de junho de 2018 



A Macedônia é “cada vez mais um destino para os estrategistas políticos do Kremlin”, reportou o portal Voz da América edição sérvia. 

Há “ideólogos do excepcionalismo russo e da missão ortodoxa de Moscou no mundo eslavo e na Eurásia”, de acordo com um artigo que apareceu originalmente no site Polygraph.info da organização de radiofusão Voice of America / Radio Free Europe. 

O artigo – publicado sob a manchete “Análise Disinfo: Macedônia – ser ou não ser… Satélite da Rússia” – afirma que, “como na Ucrânia, os estrategistas russos de guerra de informação identificam as queixas existentes no país-alvo e tentam projetar uma forma de promover os interesses de Moscou”. 


Na Macedônia, os estrategistas do Kremlin destacam em suas publicações as questões étnicas e políticas envolvendo a minoria albanesa, bem como questões que acompanham as aspirações da OTAN / União Europeia”, disse o artigo, e continuou:

Segundo a edição macedônia da Voz da América, o principal estrategista de guerra de informação da Rússia na Macedônia é Leonid Savin, que no final de maio ofereceu treinamento a 50 membros do Partido da Macedônia, que se opõe à mudança do nome da Macedônia e vê o rumo do país para a OTAN e a União Europeia como o fim da independência da Macedônia. 

O texto afirma ainda que Savin é, “segundo a sua biografia, o ‘Comissário da União da Juventude da Eurásia’ - um ramo da União Eurásia ultranacionalista da Rússia, um movimento criado por Aleksandr Dugin e seus companheiros ideólogos” enquanto “A plataforma para a União Euro-asiática inclui, entre outros, uma seção intitulada ‘nosso inimigo’ – uma seção inteiramente dedicada aos Estados Unidos”. 

A seção termina com um parágrafo que afirma, em negrito: ‘Nossa União tem um inimigo absoluto. São os Estados Unidos o alfa e o ômega do nosso ódio”, escreve VOA. 

Junto com sua afiliação com Dugin, outras conexões de Savin o identificaram como uma figura-chave na política expansionista do Kremlin, continuou a emissora, acrescentando que ele é “listado com o editor-chefe de duas agências: Katehon e Geopolítica, e colaborador regular no Fundo de Cultura Estratégica apoiado pelo Estado”. 

O Katehon é um site “financiado e de propriedade de Konstantin Malofeev, um multimilionário russo sancionado pelos Estados Unidos por seu apoio logístico e financeiro, ideológico e material às  operações da Rússia na Crimeia e no leste da Ucrânia”, disse o VOA, acrescentando: 

No entanto, a Ucrânia é apenas uma pequena parte dos interesses geopolíticos de Malofeev. Uma investigação do jornal alemão Die Zeit em 2015 revelou laços que Malofeev e Dugin tiveram com as principais figuras políticas da Grécia, todas levando de volta a Vladimir Putin”. 

“Malofeev, Dugin e colaboradores estavam envolvidos na tentativa de golpe em Montenegro em 2016 e em várias outras operações secretas russas nos Bálcãs”, disse a análise. 

Artigos recomendados: 
Fonte:https://www.b92.net/eng/news/world.php?yyyy=2018&mm=06&dd=08&nav_id=104363 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...